PORTA GIRATÓRIA
Regras de uso da porta giratória para bancos.
Utilização do sistema deve seguir normas para garantir a segurança.

Para aumentar a segurança das agências, é preciso ter atenção nos mínimos detalhes, desde o funcionamento de equipamentos até o procedimento de ações e movimentação interna. A porta giratória é um dos recursos mais difundidos, mas precisa ser bem utilizada pelos vigilantes e funcionários do banco para garantir mais proteção. Veja algumas dicas importantes.

Normas de uso diário
Para segurança máxima, não pode-se permitir a entrada de duas pessoas ao mesmo tempo, quer na Porta Giratória ou no Detector Portal.

Toda vez que o sistema atracar e o cliente estiver dentro da caixa de passagem, o vigilante deve pedir que ele saia e volte a entrar pelo Detector Portal.

Não à discriminação e evite constrangimentos
Não se pode julgar as pessoas pela cor, crença ou forma de vestir. O bom atendimento é extensivo a todos. A porta de segurança não é discriminativa, não é ela que determina quem deve entrar na unidade. Por isso, em casos de travamento, é importante não dar um atendimento diferenciado ao cliente ali retido.

Tanto o vigilante como os funcionários do banco devem transparecer ao cliente que não está desconfiado dele em particular, mas sim, obedecendo aos procedimentos de segurança.

Por isso é importante que o controle de liberação da porta seja mantido longe da vista do público, evitando assim transparecer que seria o vigilante ou funcionário do banco que está determinando quem pode entrar na agência.

Checagem periódica
É necessária uma checagem diária do funcionamento do sistema. Esta checagem poderá ser feita por um vigilante armado e acompanhado de um funcionário do Banco. Testar entrando e saindo normalmente.

Atenção: Nunca deixar a equipe testar o sistema portando o revólver na mão e com o corpo parado. É necessário fazer o teste entrando e saindo normalmente pela porta, como qualquer cliente.

Em caso de suspeita
Durante o expediente externo, se o vigilante suspeitar qualquer anormalidade, retestar o sistema. Esta norma ou praxe deve ser rigorosamente observada.

Irregularidades na porta
Havendo qualquer irregularidade, chamar imediatamente a Assistência técnica, tomando as seguintes providências, para evitar surpresas desagradáveis:

. Reforçar a guarda.
. Usar o controle remoto ou painal travando o sistema em caso de pessoas estranhas ou suspeitas.
. Insistir para o imediato atendimento da assistência técnica.

Durante o expediente interno
Quando, durante o expediente interno, os funcionários do Banco ou algum cliente especial usarem a porta principal do estabelecimento devem passar sempre pela Porta Giratória, observando-se:

. Manter a porta travada.
. Não usar a Porta Auxiliar.
. Aqueles que entram e saem do Banco devem semrpre passar pela Porta Giratória.
. Estes e outros cuidados são para evitar surpresas inesperadas e desagradáveis. Os bandidos estão à espreita de oportunidades e assaltos podem ocorrer durante o expediente interno.