COTIDIANO
Como guardar objetos de valor em casa
Saiba como proteger as suas jóias ou aparelhos eletrônicos

Todo mundo, independentemente de sua classe social, tem objetos de valor guardados em casa; sejam relógios, aquelas jóias da família, aparelhos eletrônicos, computadores, máquinas fotográficas, escrituras, cheques em branco e até dinheiro.

Existem dois principais e diferentes riscos envolvendo esses objetos: o furto e o roubo. Os cuidados para reduzir esses riscos são bem diferentes e, por isso, devem ser tratados separadamente.

O que ocorre com mais freqüência são os furtos, principalmente aqueles efetuados por empregados domésticos ou prestadores de serviços eventuais. Não devemos considerar apenas essas pessoas na avaliação do risco, pois também ocorrem furtos feitos por parentes e "amigos" próximos.

Os furtos normalmente visam dinheiro, cheques e objetos pequenos (jóias e relógios por exemplo), que são mais fáceis de ser escondidos. Para evitar isso, os objetos de maior valor devem ser guardados em armários, gavetas ou outros locais com boas fechaduras e que sejam de difícil arrombamento. O importante é que estejam disponíveis para que se possa, de forma rápida e fácil, guardar e retirar esses objetos. A aquisição de um cofre é desnecessária para esse tipo de delito, além de ser um local onde não é prática a guarda de objetos de uso no dia-a-dia.

Quando usar um cofre
O uso de cofres deve ser considerado apenas para objetos de maior valor e pouco uso ou para dinheiro. Também são úteis para quem mora em casa e viaja muito, deixando o imóvel fechado. Inclusive, as casa são mais expostas a arrombamentos. Por isso, um cofre de boa qualidade e bem escondido pode ser muito efetivo para evitar o roubo. Cofres de parede são mais discretos, porém são mais vulneráveis a arrombamentos.

E se o assaltante invadir a casa?
Quando existe invasão de assaltantes com os moradores no local, a melhor coisa a fazer, visando o interesse maior de preservar as pessoas de agressões e se livrar rapidamente dos invasores, é entregar tudo que for solicitado pelos bandidos.

A negação da existência de algum bem ou valor solicitados pelos meliantes precisa ser considerado com muito cuidado, mesmo que estejam bem escondidos em locais e cofres na residência, pois é comum esses assaltantes estarem bem informados (por ex-empregados da casa, por exemplo). A resistência pode tornar os assaltantes mais agressivos, o que deve sempre ser evitado.

Guarda de valores por terceiros
Nesses assaltos, somente a guarda fora da residência poderá evitar a sua perda. Normalmente esses serviços são prestados por bancos e empresas de segurança privada, através do aluguel de cofres em suas instalações (bem mais seguras). Devido aos custos desse tipo de serviço, eles são adequados somente a quem possui objetos e valores expressivos a guardar.

A regra, portanto, para a grande maioria é ter cuidado com seus objetos de maior valor, sempre evitar deixá-los largados em qualquer lugar da casa.