CONDOMÍNIOS
Porteiros: agentes de segurança nos prédios.
Esses profissionais são importantes no combate à violência.



A proteção eficaz de um prédio de apartamentos deve envolver, de forma integrada, o elemento humano, barreiras físicas e equipamentos eletrônicos. Qualquer que seja a qualidade das barreiras físicas ou a espécie de equipamento eletrônico empregados, o elemento humano (funcionários ou guardas) será sempre o mais importante.


Um sofisticado sistema de detecção e alarme, por exemplo, sempre precisará de pessoal treinado para reagir contra a ameaça, com rapidez e eficiência. Mas todo planejamento de segurança deve começar por porteiros e guardas bem treinados e fiscalizados, cumprindo simples tarefas rotineiras ligadas à segurança do prédio e de seus moradores.


Assim, o porteiro deve, rotineiramente seguir algumas dicas e recomendações simples, mas que podem garantir a segurança do patrimônio e dos moradores do condomínio.

Visitas
Só abrir o portão após identificar o visitante. Falar com ele pelo intercomunicador, jamais diretamente no portão. O morador deve sempre ser consultado ou, em caso de dúvida, descer até a portaria.

Não se impressionar com a aparência dos visitantes. As normas de segurança valem para todos. Nos casos de entregas, o morador deverá descer para buscar.


Atenção nos portões
Nas entradas e saídas de moradores, verificar se não existem pessoas suspeitas nas proximidades. Avisar a polícia sempre que observar algo suspeito nas imediações do prédio, mantendo o zelador e o síndico sempre informados.


Identificar os carros de moradores que entram na garagem. Não permitir a entrada de carros de estranhos ou de fornecedores. Ficar atento para o comportamento de estranhos que acompanham os moradores.


Rotina de segurança

Nos horários de limpeza de áreas externas, todas as entradas devem estar fechadas.

Funcionários de serviços locais de luz, água etc devem ser identificados. Chamar o zelador.

Avisar o síndico e o zelador sobre problemas com luzes, equipamentos etc.

Exigir dos visitantes, seja quem for, a identidade e nome completo, para anotar num livro de registro, juntamente com o horário de chegada e saída.


Cuidados extras

Não se distrair durante o serviço.

Não comentar com estranhos sobre o edifício ou seus moradores.

Os síndicos devem preocupar-se com o treinamento de sua equipe, repassando, periodicamente, a rotina de trabalho.

Os contratos de fornecimento ou manutenção de equipamentos de segurança devem prever o treinamento dos funcionários.