CARNAVAL
Fuja da folia com segurança.
O que fazer para garantir seu descanso.

Enquanto milhares de turistas estrangeiros e brasileiros chegam para curtir o carnaval em centros de animação como Recife, Salvador e Rio, uma parte dos habitantes dessas cidades aproveita o feriado para viajar e fugir da agitação.

Se você se encaixa nesse perfil e quer mais é relaxar durante o carnaval, você deve tomar alguns cuidados, inclusive antes de sair de casa. Tudo para que os seus dias de descanso não se transformem em pesadelo.

Antes de viajar
Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Comunique sua ausência apenas a um vizinho de confiança, fazendo contato com ele para saber se está tudo bem. É importante evitar o aspecto de abandono para coibir a ação dos ladrões: suspenda a entrega de jornais e revistas, evite colocar cadeado do lado externo, desligue a campainha e as luzes da casa.

Mapeando o local
Conheça um pouco da cidade assim que chegar. Mapas e guias turísticos sempre são bem-vindos. Saiba onde são as áreas mais perigosas, as saídas da cidade e quais os destinos destas. É importante ter sempre à mão o telefone e o endereço de delegacias e de hospitais.

Hotel
Guarde os seus valores no cofre forte do hotel. Mantenha seu quarto sempre trancado e não abra a porta sem identificar com segurança o visitante. Tampouco atenda funcionários do hotel que queiram oferecer serviços que não foram solicitados. Comunique imediatamente o ocorrido à gerência.

Nas ruas
Evite andar em áreas desertas, becos e vielas, principalmente à noite. Evite sair com grande quantidade de dinheiro, jóias ou outros objetos de valor que chamem a atenção de ladrões, como câmeras fotográficas. Prefira viajar sempre em grupo e nunca se distancie das outras pessoas.

A escolha do táxi
Utilize táxis de empresas especializadas e solicite-os sempre de última hora. Evite pegar os que ficam parados nas proximidades e fora do ponto. Anote o número do táxi ou da placa do veículo que utilizar.