INFORMAÇÕES SEGURAS
Proteja suas informações.
Para que dados valiosos não sejam violados, alguns cuidados são importantes.


Toda informação tem um valor. Seja ela um documento, uma senha de acesso ou até mesmo uma conversa. Mesmo que não se obedeça regras ou critérios pré-estabelecidos, é necessário manter o sigilo desses dados, a fim de preservar pessoas ou bens. Veja então algumas dicas que, uma vez adotadas, reduzem os riscos de certas informações caírem em mãos erradas.

Senhas:
- Nunca forneça a terceiros senhas ou combinações de que você é detentor. Se essas informações estiverem escritas, mantenha-as em locais seguros.
- No geral, quando tiver que digitar sua senha, certifique-se de que ela não pode ser vista por curiosos. - Se você trabalhar com computador, implante uma senha de acesso. É lá que existem muitas infomações que devem ser preservadas.

Documentos:
- Ao sair de sua sala de trabalho, nunca deixe documentos em cima de mesas ou birôs.
- Antes de jogar fora papéis que contenham informações pessoais ou profissionais, triture-os ou queime-os.
- Protocole os documentos que enviar ou receber para que eles não se percam ou se extraviem.

Conversa:
- Evite falar sobre assuntos de trabalho em locais públicos e movimentados.
- Ao telefone, não converse sobre assuntos importantes, particulares ou de serviço.
- Não permita que estranhos desmontem a parte traseira do seu celular. O acesso a essa parte possibilita a coleta de um número que facilita a clonagem.

Internet:
- Guarde as suas senhas de acesso à Internet em local seguro, não revele-as para terceiros e lembre-se de modificá-las periodicamente.
- Uma boa dica é formar uma frase e utilizar as iniciais como senha. Exemplo: "A 4ª edição do 2º livro é maravilhosa". A senha seria "a4ed2lem". Note que, mesmo sendo uma senha relativamente grande, a frase auxilia na memorização.
- Sempre desconfie de e-mails de pessoas desconhecidas. Nunca abra nem execute o anexo, pois ele pode conter um código malicioso que instala automaticamente um vírus em sua máquina.
- Nunca forneça informações pessoais por e-mail. Existem vários casos de golpes virtuais.
- Ter um firewall também é indicado. Existem diversos softwares para usuários domésticos que garantem um bom nível de segurança e são bastante fáceis de utilizar. Também mantenha o seu Anti-vírus sempre atualizado.